Cadastre seu e-mail e receba as atualizações do Blog:

Um Pito

Um Pito
(Nenito Sarturi, Cláudio Patias, Nelcy Vargas)

Olha, Guri ! Repara o que estás fazendo,
Depois que fores é difícil de voltar;
Passei-te um pito e continuas remoendo,
Teu sonho moço deste rancho abandonar.

Olha, Guri ! Lá no povo é diferente,
E certamente, faltará o que tens aqui;
Eu só te peço: Não esqueça de tua gente,
De vez em quando, manda uma carta, guri.

Se vais embora, por favor não te detenhas,
Sigas em frente e não olhes para trás;
Assim não vais ver a lágrima insistente,
Que molha o rosto do teu velho, meu rapaz

Olha, Guri! Prá tua mãe, cabelos brancos,
E pra este velho que te fala sem gritar;
Pesa teus planos, eu quero que sejas franco,
Se acaso fores, pega o zaino pra enfrenar.

Olha, Guri! Leva uns cobres de reserva,
Pega uma erva pra cevar teu chimarão;
E leva um charque, que é pra ver se tu conservas,
Uma pontinha de amor por este chão

Se vais embora, por favor não te detenhas,
Sigas em frente e não olhes para trás;
Assim não vais ver a lágrima insistente,
Que molha o rosto do teu velho, meu rapaz

3 comentários:

  1. esta letra tem toda a ver comigo, exatamente no dia que estava no aeroporto salgado filho em porto alegre, com destino ao rio de janeiro para subir em outro avião com destino aos estados unidos. mas ainda em porto alegre um amigo me entregou uma fita cassete com esta musica e me disse esta letra e sua escute e depois me liga. olha foi uma punhalada no peito, mas se tem algo que levo comigo e o sangue de gaúcho. moro em Miami há 25 anos e nunca deixei minha raiz para traz,nascer gaúcho e um orgulho que tenho e levo comigo seja onde e que for.

    ResponderExcluir
  2. Essa letra, para quem é filho e para quem já é pai tem, mostra a dor da despedida que sempre teremos de enfrentar. É linda na singela descrição do carinho de um pai pelo filho.

    ResponderExcluir
  3. É para mim um bisneto de gaúchos, como se um atavismo genético, me remoesse lá nas origens da alma, como um lamento de meu velho pai, nos conselhos das despedidas. Ele morreu gaúcho embora só seus avôs o fossem. Ele nasceu em Itararé-SP., mas qual ave de arribação, só seguia o rumo Sul, repontando o Sol poente por trás das araucárias, às chegadas da viração.

    ResponderExcluir